A história do Halloween (brevemente resumida)

  • A história do Halloween
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

No dia 31 de outubro em vários países de origem anglo-saxônica é comemorado o Halloween. Casas, escritórios e ruas são decoradas, crianças (e adultos!) se fantasiam de monstros e saem pedindo doces nas casas da vizinhança. Essa é a parte que todos sabem. Mas o Halloween vem de uma tradição muito antiga. Hoje vamos saber um pouco mais sobre a história do Halloween.

O nome “Halloween”

A palavra Halloween é derivada de All Hallows Evening (noite de todos os santos, que acontece em 1º de novembro).

A partir do século 4, o Halloween começou a ser festejado em datas diferentes. No início era no final de maio ou início de junho (a Igreja Ortodoxa do Oriente ainda festeja nessa data). Em 609 ou 610 foi transferida para o dia 13 de maio; então no século 8 o Papa Gregório III estabeleceu o dia 1º de novembro como o dia para celebrar todos os santos.

Depois do século 16, a festividade foi praticamente esquecida na Inglaterra (devido ao rompimento do Reino Unido com a Igreja Católica), mas permaneceu sendo festejada na Escócia e Irlanda, que acreditavam que as bruxas e fantasmas eram mais ativos nesse dia.

O Halloween moderno

A tradição de pregar peças no dia do Halloween começou na Irlanda, lá no século 18. As pessoas costumavam bloquear portas com cartas, remover portões e jogar vegetais nas portas. Mas isso não era feito por crianças, mas sim por adultos. Mais pra frente isso virou o famoso “A trick or a treat?

Os responsáveis por levar o Halloween aos EUA foram justamente os irlandeses na época da grande imigração, no século 20. O festival acabou se tornando muito popular entre os americanos. Uma curiosidade: os irlandeses colocavam velas dentro de nabos, mas nos EUA os nabos de tornaram abóboras.

Nessa mesma época nasceu o costume das crianças pedirem um doce ou uma travessura (A trick or a treat?). Todos sabem como funciona, não? Crianças batem à sua porta e perguntam “Doces ou travessuras?”. Se você der um doce elas vão embora, caso contrário, elas te pregam alguma peça. No início não se usavam fantasias, mas com a crença dos irlandeses de que os monstros eram mais ativos na noite anterior ao Dia de Todos os Santos, as pessoas se fantasiavam de vampiros, bruxas, fantasmas e outros, na intenção de que se misturassem e passassem despercebidos por eles.

Durante todo esse tempo o Halloween ainda continuou sendo ignorado na Inglaterra, mas por volta do final do século 20, o Halloween foi reavivado por lá e os costumes dos americanos como “A trick or a treat?” e as abóboras esculpidas foram importadas para os ingleses. Um costume que começou lá, foi abandonado, exportado para um outro país e importado de volta. Irônico, não?

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
By | 2017-10-25T19:25:36+00:00 outubro 30th, 2016|Cultura, Curiosidades|0 Comments

About the Author:

Leave A Comment