Professores nativos são mesmo melhores?

  • Professores nativos são mesmo melhores?
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Muito é discutido sobre a comparação de professores nativos X professores não nativos de inglês. Muitos brasileiros acreditam que a melhor forma de se aprender inglês é com um professor nativo americano ou britânico. Mas será verdade de fato?

Por que alguns alunos preferem professores nativos?

Os motivos que para acreditarem de que professores nativos melhores são vários:

  • Os alunos precisam de um professor nativo para aprender inglês “de verdade”;
  • Os alunos precisam de um professor nativo para aprender “a cultura”;
  • Professores nativos são melhores para relações públicas.

Desmistificando o mito

Para David Graddol, ex-professor da UK Open University, o melhor professor é aquele que fala a língua nativa do aluno. Ele comenta que assim como você fala português, mas nem por isso está apto para lecionar a língua portuguesa, apenas o fato de ter nascido e crescido num país cuja língua nativa é o inglês, isso também não faz da pessoa mais apta a lecionar a língua.

De forma geral, um aluno demonstra muito mais valor por certas características que formam um professor, como respeito, estar bem preparado, estar disponível a ajudar, organizado, fala clara, ser um bom comunicador, do que o domínio da língua em si.

Aliás, no relato de um próprio professor nativo de inglês, ele diz que o domínio da língua em si só não faz um bom professor. Muitos estão nessa área apenas porque viram no ensino da língua nativa deles uma oportunidade de manter uma renda, mas que não tem a aptidão, habilidades ou treinamento necessário para dar aula.

Do outro lado, professores não nativos são pessoas que já passaram por todo o processo de aprendizado de uma língua e conseguiram superar os obstáculos pelos quais seus alunos estão passando ou vão passar durante todo o processo; isso faz com que eles saibam bem como guiar os alunos pelo caminho.

Além do mais, professores não nativos conscientemente aprenderam a língua passo a passo e conseguem retransmitir esse conhecimento a seus alunos de forma mais objetiva, ao passo que um professor nativo adquiriu sua língua materna de seus pais e do local onde vive, e – apesar de serem extremamente proficientes na língua – comumente sofrem para explicar certos pontos gramaticais, nivelar a forma como falam e entender o que os alunos passam durante o processo de aprendizagem.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
By | 2017-10-25T19:21:28+00:00 outubro 18th, 2016|Cultura|0 Comments

About the Author:

Leave A Comment