Keep Calm and Carry On: qual é a origem?

Por | 2017-10-25T01:50:09+00:00 25/01/2016|Cultura, Curiosidades|Sem comentários
  • Keep Calm and Carry On: qual é a origem?

Há alguns anos a expressão Keep Calm and Carry On invadiu as redes sociais, canecas, almofadas e muitos outros produtos

Porém, você sabe qual é a origem de uma das expressões mais famosas da Internet?

Um pouco de história

Em 1939 começava a Segunda Guerra Mundial, uma das piores eras na nossa história recente, que causou milhões de mortes ao redor do mundo, principalmente na Europa.

Durante a Primeira Guerra Mundial, o Reino Unido havia criado o Ministério da Informação (Ministry of Information) e reviveu esse ministério durante a Segunda Guerra Mundial. Esse era o responsável por toda a publicidade e propaganda do governo.

Durante o período de 27 de junho a 6 de julho de 1939, o Ministério da Informação criou uma série de três pôsteres com mensagens motivacionais para o povo britânico frente à guerra que se aproximava. Os dois primeiros continham a mensagem “Freedom Is in Peril. Defend It With All Your Might” (“A liberdade está em perigo, defenda-a com toda sua força”, em tradução livre) eYour Courage, Your Cheerfulness, Your Resolution Will Bring Us Victory” (“Sua coragem, sua alegria, sua determinação nos trarão vitória”, em tradução livre).

Todos os cartazes continham a Tudor Crown, o símbolo oficial da coroa britânica. Ela simbolizava uma mensagem que ia do rei ao povo.

O uso do pôster Keep Calm and Carry On

Quase 2.500.000 (duas milhões e meia) de cópias do pôster foram impressas entre 23 de agosto de 3 de setembro de 1939. Enquanto os outros dois pôsteres foram distribuídos pela nação, o pôster Keep Calm and Carry On ficou guardado para uma situação muito específica: caso o exército alemão invadisse o Reino Unido ele seria, então, distribuído como uma mensagem motivacional para que os cidadãos mantivessem a calma e seguissem em frente com suas vidas. Como a invasão alemã nunca aconteceu, o cartaz não foi distribuído e ficou guardado por muitas décadas.

A redescoberta

Em 2000, Stuart Manley e sua mulher Mary, proprietários do Barter Books Ltd em Alnwick, Northumberland, estavam vasculhando uma pilha de livros antigos que foram comprados em um leilão quando descobriram no meio um exemplar original do pôster. Eles o emolduraram e o colocaram no caixa. O pôster chamou tanta atenção dos clientes que os dois começaram a produzir e vender suas cópias.

Abaixo você pode ver um vídeo produzido pela Barter Books contando a história (em inglês) do pôster.

Memes da Internet

Com o uso intenso das redes sociais, a expressão caiu na graça de todos e gerou vários memes que vimos todos os dias em nossas timelines.

Sobre o autor:

Teacher Bruno
Sou professor desde 2010, além de ter sido parte da equipe de criação de material pedagógico de uma grande rede idiomas voltada para adultos. Possuo certificado TKT de Cambridge e sou co-autor de dois materiais didáticos para adultos e adolescentes usados pelo Grupo All Net, em São Paulo. Tenho paixão por ensinar inglês e criei a English Drops para conseguir falar não só para meus próprios alunos, mas ajudar muito mais pessoas que desejam aprender a língua inglesa.

Que tal deixar um comentário?