O que é Valentine’s Day?

Por | 2017-10-25T19:06:48+00:00 14/02/2016|Cultura|Sem comentários
  • O que é Valentine's Day?

Hoje é Valentine’s Day!

No dia de hoje, 14 de fevereiro, vários países no mundo comemoram o Valentine’s Day, o nosso Dia dos Namorados. Assim como aqui no Brasil, casais trocam presentes, como flores, chocolates, cartões e declamam o seu amor um ao outro. O Valentine’s Day é considerado um holiday (feriado), mas não é um public holiday (feriado público) em nenhum país, ou seja, diferentemente de outros feriados, não é estabelecido por lei e não é um dia de folga.

Nos países latinos, o Valentine’s Day é conhecido como “el día de los namorados” (dia dos namorados) ou como “Día del Amor Y la Amistad” (Dia do Amor e da Amizade). Na Colômbia, Costa Rica, México e Porto Rico, assim como outros países da região, é comum as pessoas demonstrarem atos de apreciação aos seus amigos. Na Guatemala, também é conhecido como o “Día del Cariño” (Dia do Carinho/da Afeição).

Que tal conhecer um pouco da origem desse feriado?

Um pouco da origem do Valentine’s Day

O feriado se originou como um dia de festa da liturgia Cristã Ocidental em honra de um ou mais santos com o nome de Valentinus, e é conhecido como uma festividade com muita significância cultural e comercial no mundo.

Não há muita certeza de qual Valentinus é o santo responsável pela criação desse feriado, mas a história mais aceita é a de Saint Valentine of Rome (Santo Valentim de Roma) que teria sido aprisionado por realizar casamentos de soldados que eram proibidos de se casarem, e por pregar aos cristãos, que eram perseguidos pelo Império Romano.

De acordo com a lenda, durante o seu aprisionamento, Saint Valentine curou a filha do seu carcereiro, Asterius, e antes da sua execução, o santo escreveu a essa moça uma carta assinada com “Your Valentine” como despedida (a expressão se tornou referência para “seu amor”).

Datas diferentes do Valentine’s Day

No Brasil, o Dia dos namorados é celebrado em 12 de junho provavelmente porque é o dia anterior ao Dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro. A data de 14 de fevereiro não é celebrada porque geralmente cai um pouco antes ou um pouco depois do Carnaval – que pode cair entre o início de fevereiro ao fim de março.

Por causa da falta do Valentine’s Day e pela celebração do Carnaval, o Brasil é um destino turístico popular em fevereiro para os solteiros que querem se livrar do feriado romântico.

E você? Costuma celebrar o Valentine’s Day na sua data original? Nas duas?

Sobre o autor:

Teacher Bruno
Sou professor desde 2010, além de ter sido parte da equipe de criação de material pedagógico de uma grande rede idiomas voltada para adultos. Possuo certificado TKT de Cambridge e sou co-autor de dois materiais didáticos para adultos e adolescentes usados pelo Grupo All Net, em São Paulo. Tenho paixão por ensinar inglês e criei a English Drops para conseguir falar não só para meus próprios alunos, mas ajudar muito mais pessoas que desejam aprender a língua inglesa.

Que tal deixar um comentário?